Gestão Ambiental

Visando sustentabilidade e redução de custo com energia elétrica, o sistema de aquecimento de água do Hospital Geral de Pedreira é composto por um sistema misto, que conta com o pré-aquecimento do sistema através do aquecimento solar, aquecedores a gás natural e, por fim, os boilers elétricos. 

Esse sistema misto é eficiente e econômico e atende toda a rede de distribuição do Hospital (chuveiros, Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN e Central de Materiais e Esterilização – CME).

O Hospital Geral de Pedreira possui um sistema de geração de ar medicinal, composto por compressores de ar e secadores/purificadores, com sistema de filtragem que o transforma em ar medicinal, com alta taxa de pureza de acordo com as exigências das normas. Todo o sistema é integrado e automatizado, que garante o fornecimento ininterrupto de ar medicinal com qualidade e segurança.

O Hospital Geral de Pedreira segue as exigências relativas ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Serviços de Saúde (PGRSS), que é baseado nos princípios da minimização de resíduos, de forma eficiente, visando também a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

A Unidade conta com um grupo de colaboradores dedicado a promover práticas e iniciativas sustentáveis, desenvolvendo estratégias que visam reduzir os impactos ambientais e promover o uso eficiente dos recursos naturais a fim de fomentar a responsabilidade ambiental e social, através de várias atividades, desde a implementação de programas de reciclagem até a educação sobre práticas sustentáveis. 

O Hospital Geral de Pedreira é membro do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), uma associação sem fins econômicos, dedicada a transformar o setor saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral.

hospitais saudaveis

 
certificado
 
 

O Hospital Geral de Pedreira foi premiado juntamente com as 40 instituições participantes do desafio em 15 países. O hospital se destacou com a redução de 11% do consumo de energia por paciente-dia em 2017 e redução de 44% no consumo de óxido nitroso por procedimento cirúrgico em 2018.