Tecnologia e Aprimoramento

Tecnologia

A fim de criar um ambiente moderno e seguro para melhor atender aos seus clientes, o Hospital Geral de Pedreira tem investido na incorporação de tecnologias em seus processos, principalmente na Telemedicina e Sistemas Informatizados. Nestes seguimentos podem ser destacados: 

O sistema de informação hospitalar possui módulos que disponibilizam recursos e procedimentos para um gerenciamento das informações e desempenho nas atividades, tanto operacionais quanto a estratégicas, além de garantir segurança de dados e acessos. 

Já implantado, o prontuário eletrônico é um repositório de informações clínicas e administrativas do paciente, permitindo o acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais, conhecimento científico e consequente melhoria do processo de tomada de decisão e melhoria no atendimento aos pacientes reduzindo custos e otimizando recursos. 

Destaca-se a transmissão de Áudio e Vídeo para eventos e treinamentos ao vivo , difundido conhecimento e maximizando nossos recursos.

Aprimoramento

Educação Continuada Hospital Geral de Pedreira

Com o objetivo de desenvolver e reter o capital intelectual de enfermagem, bem como contribuir com a manutenção do Modelo Assistencial de Enfermagem das Instituições Afiliadas da SPDM, que prima pela segurança do paciente, tem-se lançado mão de metodologias ativas de ensino, pautadas na Andragogia, e iniciativas que promovem  discussão e atualização científica.

Dentre as quais destacam-se:

A educação estima que toda atualização é importante para se atingir melhora da autoestima dos colaboradores, maior produtividade, otimização de processos, melhor gestão de tempo e das ferramentas de trabalho tendo por consequência a melhora na excelência das atividades e do trabalho oferecido. Desde o início da gestão da SPDM Afiliadas no Hospital Geral de Pedreira foram realizados atualizações de atendimento de parada cardiorrespiratória adulto e infantil, interpretação de ECG e programados cursos de Síndromes Coronarianas e cuidados com a pele. 

 

Buscando o melhor aproveitamento do colaborador, novos processos de ensino e aprendizagem tem sido utilizados, tais como a simulação na UTI Neonatal, com foco em barreiras de isolamento de contato e manutenção de PICC.

Para capacitar e apresentar o Modelo Assistencial aos novos colaboradores é realizado treinamento específico fundamentado na prática baseada em evidências científicas a partir de estratégias ativas de ensino, não descartando uso de recursos do ensino tradicional quando necessário. As estratégias de ensino contemplam treinamentos participativos; simulações realísticas; discussão de casos; leitura compartilhada de materiais institucionais; uso de vídeos educativos; discussão de textos  e dinâmicas. É esperado o nivelamento do conhecimento técnico dos profissionais, familiarização com as normas, rotinas, procedimentos, protocolos institucionais e integração dos novos profissionais em suas funções.

O processo de Seleção de Pessoal é realizado em parceria com os demais setores administrativos e objetiva a contratação de candidatos com perfil que mais se aproximam aos pré-requisitos da vaga aberta, disponíveis nas descrições de cargos. Desta forma, a entrevista é pautada na avaliação de competências profissionais e pode fazer uso ou não de cenários de simulação realística. A este processo a enfermeira de educação continuada preconiza a assertividade e eficácia na contratação, atendendo as necessidades inerentes a produtividade na instituição e a diminuição da rotatividade dos colaboradores a fim de manter a qualidade da assistência de enfermagem.