Perguntas Frequentes

Quais são as especialidades atendidas no Pronto Socorro do Hospital?

O Hospital Geral de Pedreira possui Pronto Socorro Adulto e Infantil.

As especialidades atendidas são: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria.

Quais objetos que os pacientes podem trazer?

O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita;

– Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto.

Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares;

– Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.

O Hospital não se responsabiliza por valores e objetos pertencentes aos pacientes e/ou acompanhantes/visitantes. Sua responsabilidade se limita aos pertences que foram confiados à sua guarda, desde que realizado o arrolamento de valores pela Central de Segurança.

Os acompanhantes dos pacientes podem trazer alimentos aos pacientes?

A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.

As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.

Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.

Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.

IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.

Como obter informações sobre o estado de saúde de pacientes?

As informações médicas sobre o paciente são transmitidas somente pelo médico assistente, sempre pessoalmente, e nos horários abaixo. Não são transmitidas informações de estado de saúde de paciente por telefone.

  • UTI Adulto/ Semi Intensiva 17h00 às 18h00
  • Maternidade 11h00 às 12h00
  • UTI Neonatal e Cuidados Intermediários 10h30 às 11h00
  • Clínica Médica 09h00 às 10h00
  • Clínica Cirúrgica e Ortopedia 08h30 às 09h30
  • UTI Pediátrica 10h00 às 11h00
  • Pediatria 11h30 e 16h30
  • Pronto Socorro Adulto 11h00 às 12h00
  • Emergência -Pronto Socorro Adulto 15h30 às 16h00
  • Pronto Socorro Infantil. 13h30 às 12h30

Quais os horários de visitas?

  • Clínica Cirúrgica (Cirurgia Geral / Ortopedia). 8h00 às 19h00
  • Clínica Médica. 08h00 às 19h00
  • Emergência. 15h30 às 16h00 / 20h30 às 21h00 – 02 visitantes
  • Maternidade 08h00 às 19h00
  • Pediatria 08h00 às 19h00
  • Pronto Socorro Adulto. 11h00 às 12h00 (02 visitantes).
  • Pronto Socorro Infantil. 10h30 às 12h30 – 16h30 às 18h30
  • UTI Adulto / Semi Intensiva. 12h00 às 12h30 / 17h00 às 18h00 / 21h00 às 21h30(02 visitantes).
  • UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários (Visita permitida somente para PAI, MÃE, AVÓS ou Responsável Legal).
  • Livre para os Pais 08h00 às 19h00 (avós).
  • UTI Pediátrica. 16h00 às 18h00 (02 visitantes).

 

Preciso tomar algum cuidado especial quando estiver no Hospital?

A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel. Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.

Preciso pagar pelos atendimentos no Hospital?

Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO.

Posso filmar ou fotografar?

E proibida a filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissionais do Hospital ou qualquer outra pessoa, sem autorização expressa do paciente e/ou responsável. E proibido filmar e/ou fotografar as dependências do hospital. Se tiver dúvidas, entre em contato com a Diretoria do Hospital.

Como fazer para elogiar, sugerir ou reclamar?

O Hospital Geral de Pedreira coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) – um canal de comunicação que tem o objetivo de receber críticas, elogios e sugestões.

O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira, das 7h00 às 17h00.

Fora do horário acima, o contato deve ser com o Plantão Administrativo.

Solicite a um de nossos funcionários acionar o Plantão Administrativo.

Formas de Contato:

  • Caixas de Sugestões, localizadas nas Recepções e nos corredores das Enfermarias;
  • Pessoalmente, na sala do S.A.U. (localizada no térreo próximo ao Pronto Socorro Adulto);
  • E-mail: sau@hpedreira.spdm.org.br
  • Telefone: (11) 5613.5900 – ramais 4712