Humanização

O Espaço Aconchego é uma sala de convivência destinada às mães das crianças internadas na UTI Neonatal e Berçário para permanecerem durante o dia, no período de internação do bebê. Neste local, elas podem guardar seus pertences, descansar, assistir televisão e realizar trabalhos manuais, coordenados pelos voluntários.

O método foi implantado em 2003, com ele as mães têm livre acesso aos seus bebês, desde a UTI Neonatal até a alta hospitalar, além de receber orientações sobre o aleitamento materno e cuidados com o bebê.

No Hospital Geral de Pedreira, o método consiste em duas etapas: a primeira resume-se à sensibilização dos pais e ocorre dentro da própria UTI Neonatal. A segunda etapa é realizada na enfermaria, onde o bebê já está clinicamente estável e fica na posição canguru o maior tempo possível.

A Brinquedoteca recém-reinaugurada, em 28 de setembro de 2015, é um espaço destinado às crianças internadas na Pediatria para que possam desenvolver suas potencialidades, criatividade e entrar em contato com suas emoções por meio de jogos lúdicos, brincadeiras e livros. O espaço de 135,73m² conta com a atuação de uma Pedagoga.

O grupo de voluntariado do Hospital Geral de Pedreira foi criado com o objetivo de colaborar no processo de humanização por meio do acolhimento, valorização da autoestima, realização de ações que buscam uma assistência espiritual solidária, zelando pelo bem estar dos pacientes e das equipes profissionais.

A Pastoral da Saúde desenvolve suas atividades de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Sua proposta é oferecer conforto espiritual aos pacientes e colaboradores, zelando pelo bem estar de todos, evangelizando o hospital, respeitando a crença e os valores individuais.

O Banco de Leite Humano (BLH) é uma divisão especializada que visa estimular o aleitamento materno e fornecer leite humano aos bebês internados. Tem como atividades a captação, coleta, processamento e controle da qualidade do leite humano e sua distribuição aos pacientes que precisam deste alimento, após a prescrição do médico ou avaliação do nutricionista. Após a coleta, o alimento passa por um controle de qualidade rigoroso que inclui a pasteurização e o controle físico-químico e microbiológico.

O Banco de Leite Humano foi premiado com o Selo de Ouro, fornecido pela Rede Brasileira de Banco de Leite;

Coordenado pela pedagoga da Brinquedoteca, o objetivo deste projeto é promover diversão e descontração para pacientes de 0 a 12 anos internados na Pediatria e seus acompanhantes, a fim de tornar o ambiente hospitalar mais agradável.

O Centro de Parto Humanizado (CPH) tem o objetivo de promover condições adequadas às pacientes que apresentam avaliação clínica favorável para a realização deste tipo de parto.

A humanização do parto é a forma de proporcionar que a gestante e acompanhante escolhido por ela participem do parto de forma ativa, respeitando a fisiologia do parto, os aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher.

O Centro de Convivência é um espaço destinado ao lazer, entretenimento, descanso e integração dos colaboradores do Hospital Geral de Pedreira.