Gestão Ambiental

Visando sustentabilidade e redução de custo com energia elétrica, o sistema de aquecimento da água do Hospital Geral de Pedreira é composto por um conjunto de resistências elétricas agregado a um sistema de aquecimento solar.

Este sistema atende toda a rede de distribuição do Hospital (chuveiros, Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN e Centarl de Materiais e Esterilização – CME).

O Hospital Geral de Pedreira possui um sistema de cisternas para captação de água da chuva, que é direcionado ao abastecimento de 02 (dois) reservatórios localizados no prédio anexo, para uso exclusivo nas prumadas de atendimento aos vasos sanitários.

O Hospital Geral de Pedreira trabalha com um sistema de geração de ar medicinal composto por compressores, de maneira integrada e automatizada, gerando ar medicinal com qualidade e segurança.

O Hospital Geral de Pedreira segue as exigências relativas ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Serviços de Saúde (PGRSS), que é baseado nos princípios da não geração e da minimização de resíduos. Este documento aponta e descreve as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente em conformidade com a legislação vigente.

O Hospital Geral de Pedreira foi premiado juntamente com as 40 instituições participantes do desafio em 15 países. O hospital se destacou com a redução de 11% do consumo de energia por paciente-dia em 2017 e redução de 44% no consumo de óxido nitroso por procedimento cirúrgico em 2018.